A abordagem do jogo na perspectiva da resolução de problemas

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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), traz em suas recomendações a Resolução de Problemas como uma metodologia a ser adotada pelas  escolas principalmente no ensino e aprendizagem de matemática.
Não aprofundamos aqui, discussões sobre os princípios, importância e implicações da adoção da metodologia da Resolução de Problemas nas salas de aula, apenas indicaremos alguns cuidados que devem ser tomados ao utilizar essa metodologia em sala de aula com o uso de jogos. 
Observamos que ao escolher as melhores opções de jogadas os estudantes já estão incorporando o modo de aprender que se utiliza na  metodologia de Resolução de Problemas: entender as regras, propor e aplicar uma estratégia, conferir e validar os resultados obtidos. 
A escolha adequada de jogos e a compreensão dos  questionamentos, que podem ser aplicados em momentos oportunos, leva a resultados surpreendentes quanto à aprendizagem dos estudantes, em especial no que concerne  à importância de estabelecer estratégias para as jogadas e a análise dos resultados obtidos.
Parafraseando Van de Wale podemos afirmar que para usar jogos na perspectiva da metodologia de  resolução de problemas os professores devem desenvolver quatro componentes em suas atividades: gostar de jogos e se sentirem desafiados a aprendê-los; compreender como os estudantes aprendem e constroem suas ideias a partir do jogo e suas regras; ter habilidade para planejar e selecionar aspectos importantes para serem explorados por meio do jogo; ter habilidade em integrar diariamente a avaliação com o processo de ensino e aprendizagem por meio do jogo. 
Apresentamos, a seguir, i uma adaptação do texto de Morais de Araujo para o uso da Metodologia de Resolução de Problemas com jogos.  proposta apresentada por Morais de Araujo para a exploração de  jogos: 
Antes da aula:
  • selecionar o jogo tendo em vista a construção de determinado(s) conceito(s), princípio(s) ou procedimento(s), os conhecimentos e interesses dos alunos envolvidos, bem como a adequação das regras do jogo como atividade curricular para o ano escolar planejado;
  • elaborar um possível roteiro para nortear a atividade a ser desenvolvida em sala de aula, utilizando o jogo, prevendo possíveis dificuldades a serem enfrentadas desde a apresentação das regras, até a análise das melhores jogadas em determinadas situações, além de  questionamentos sobre o jogo e a articulação com o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na BNCC; 
  • organizar espaço físico, recursos materiais e o tempo necessário para o desenvolvimento da atividade com o jogo.
  • selecionar o jogo tendo em vista a construção de determinado(s) conceito(s), princípio(s) ou procedimento(s), os conhecimentos e interesses dos alunos envolvidos, bem como a adequação das regras do jogo como atividade curricular para o ano escolar planejado;
  • elaborar um possível roteiro para nortear a atividade a ser desenvolvida em sala de aula, utilizando o jogo, prevendo possíveis dificuldades a serem enfrentadas desde a apresentação das regras, até a análise das melhores jogadas em determinadas situações, além de  questionamentos sobre o jogo e a articulação com o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na BNCC; 
  • organizar espaço físico, recursos materiais e o tempo necessário para o desenvolvimento da atividade com o jogo.
Durante a aula:
  • apresentar o jogo;
  • dar tempo suficiente para que todos possam aprender como fazer as jogadas básicas, pois cada participante deve fazer o máximo possível por si só, ou em discussão com os colegas; 
  • acompanhar o desenvolvimento das jogadas e das estratégias  evitando palpites e registrando as jogadas para facilitar a  condução de discussão e síntese coletiva  ao final;
  • mediar as discussões dos participantes, fazendo questionamentos cuidadosos que os levem à mobilização de conhecimentos prévios e reflexão sobre  estratégias apontadas de modo a permitir que eles decidam  por si a condução do jogo no momento;
  • registrar todas as diferentes estratégias, mesmo aquelas que não sejam as mais adequadas  ou completas, sem emitir juízo de valor;
  • propiciar condições para que os participantes possam discutir as diferentes soluções, defender seus pontos de vista e esclarecer suas dúvidas; 
  • incentivar a  participação de todos, em todos os momentos das atividades com o jogo;
  • sintetizar os conceitos, técnicas operatórias e propriedades empregadas no jogo, de forma organizada e estruturada.
Acompanhe nossas publicações que orientam a utilização dos jogos de nosso catálogo, na perspectiva da metodologia de resolução de problemas.
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