…a noção de jogo aplicado à educação desenvolveu-se com lentidão e penetrou, tardiamente, no universo escolar, sendo sistematizada com atraso. No entanto, introduziu transformações decisivas, materializando a ideia de aprender divertindo-se…
(Schwartz,1966)
Utilizado como instrumento pedagógico nas salas de aula da educação infantil, desde muito tempo, o jogo só passou a ser incentivado como objeto pedagógico nas salas de aula de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental e Médio das escolas brasileiras, a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares (PCN), associado à proposta do uso da Metodologia de Resolução de Problemas (MRP):
Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções. Propiciam a simulação de situações-problema que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações; possibilitam a construção de uma atividade positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas. (BRASIL, 1998, p 46).
O crescente interesse demonstrado pelos professores deve-se ao fato de permitir que o estudante aprenda brincando e brinque enquanto aprende.
No uso do jogo como ferramenta pedagógica, o lúdico e o formal se fundem para a aquisição de novos conceitos e técnicas.
A superação das dificuldades das crianças e adolescentes ao trabalharem com os conceitos matemáticos e efetuarem cálculos mentais é visível e estimula cada vez mais a pesquisa de professores e pesquisadores sobre este importante instrumento para o trabalho pedagógico.
Na perspectiva da Resolução de Problemas, a utilização de jogos no ensino serve como pretexto para a formulação de questões que levem os estudantes a uma real compreensão dos conceitos envolvidos e ao desenvolvimento de habilidades necessárias para o processamento das informações.
Além disso, as pesquisas apontam que os jogos podem contribuir na formação de atitudes – construção de uma atitude positiva perante os erros, socialização (decisões tomadas em grupo), enfrentamento de desafios e no desenvolvimento do senso crítico, da intuição, da criação de estratégias e das habilidades socioemocionais.
Para um trabalho efetivo e que garanta o desenvolvimento de competências e habilidades, o professor precisa ter um bom referencial de jogos e atividades que serão utilizadas em sala de aula.
A educação de seus estudantes é o nosso foco principal! Estamos aqui para ajudá-los a usar melhor os jogos e materiais pedagógicos para melhorar a aprendizagem das crianças e adolescentes.
As publicações em nosso Blog e nas redes sociais é uma colaboração da JM Pedagógica para o trabalho do professor em sala de aula.
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