Com o material de um Estojo de Frações e dois dados de seis faces, duas equipes oponentes se confrontam e utilizam as seguintes regras:
-
Decide-se por critério pré-estabelecido, quem joga primeiro
-
A cada jogada, os oponentes retiram uma peça do conjunto de peças do Estojo de Frações, ou faz uma troca por peças equivalentes a uma peça de seu conjunto de peças
-
Para saber qual a peça a ser retirada, lançam-se os dados, somam-se os resultados obtidos e retira-se do conjunto de peças do Estojo de Frações, a peça que representa a unidade fracionária cujo denominador é igual à soma dos pontos obtidos nos dados. Lembrando que o lançamento dos dados pode ser substituído pela troca de uma e apenas uma das peças que os jogadores possuam, no momento da jogada, por peças, cuja soma seja equivalente a ela.
-
Ganha o jogo quem conseguir montar um inteiro com suas peças.
Variação do jogo com o Estojo de Frações
Para definir o ganhador do jogo, é possível atribuir pontos aos jogadores, (veja tabela a seguir), ganhando o jogador, que ao final de um número prefixado de rodadas, tiver o maior número de pontos.
Pontuação sugerida:
Acompanhe nossas publicações que orientam a utilização dos jogos de nosso catálogo, na perspectiva da metodologia de resolução de problemas.
A educação de seus estudantes é o nosso foco principal! Estamos aqui para ajudá-los a usar melhor os jogos e materiais pedagógicos para melhorar a aprendizagem das crianças e adolescentes.
As publicações em nosso Blog e nas redes sociais é uma colaboração da JM Pedagógica para o trabalho do professor em sala de aula.
Cadastre-se em nosso site para receber notificações de nossos produtos e publicações.
Compartilhe!